GESTÃO

10 Dicas para montar sua confeitaria em casa

Montar uma confeitaria em casa pode ser a melhor saída pra quem faz doces para vender, afinal é uma opção interessante por ser mais em conta.

Trabalhar em casa é a alternativa mais recomendada, principalmente se você é uma confeiteira iniciante, porque os riscos são bem menores, sem ter que se preocupar com alugar um ponto entre outras preocupações. É  os sonho de muita gente, também já foi o meu.

Resultado de imagem para confeiteiro

Meu objetivo aqui é ajudar você a montar uma estrutura simples, porém funcional, com o menor risco possível e maior lucratividade possível.

Vamos lá?

# Dica 1 – Vá com calma

Não vá saído por aí querendo construir um cômodo enorme logo de cara, ou comprar uma batedeira top, ou fornos caros de ultima geração, ou formas profissionais. Se está começando agora você precisa ir melhorando sua estrutura aos poucos. Comece com o que você já tem e depois vá ampliando de acordo com sua demanda.

#Dica 2 – Organize sua rotina

Quem trabalha em casa pode se deparar com dois dilemas: Ou fica enrolando ou trabalha demais. Isso pode ser muito desafiador, já que você tem que fazer de tudo: Entrega, confeitaria, embalar, divulgação, compra de materiais…

Pra isso não acontecer, é importante organizar sua agenda estabelecendo horários para fazer cada atividade, assim você vai ter mais produtividade e vai economizar tempo e dinheiro.

# Dica 3 – Organize a Cozinha

Sua cozinha precisa ser funcional, de modo que você  possa cozinhar pra você e sua família, mas possa separar um espaço só para os materiais de sua confeitaria, se tiver condições de ter um cantinho só pra isso, melhor!

# Dica 4 – Pesquise seu mercado

Antes assumir qualquer gasto, você precisa ser mais assertiva (o) conhecendo o seu público antes, pra isso você pode testar receitas, oferecer algo que você não vê muito por aí em docerias e etc, ou ter um diferencial de atendimento. Resumindo, é necessário sentir a aceitação do publico antes de dar passos maiores como registrar empresa, contratar pessoas e etc.

O foco formar uma clientela primeiro.

#Dica 5 – Peça ajuda

Eu sei que as vezes isso pode ser embaraçoso para algumas pessoas, mas é preciso. É  impossível ir pra frente totalmente sozinho, peça ajuda se for o caso na mão de obra para familiares ou aquele amigo que você pode contar. Peça para seus amigos ajudarem você a divulgar os doces que você vende para outras pessoas, assim você consegue ganhar espaço mais rápido.

Resultado de imagem para confeitando

#Dica 6 – Invista em qualidade sem dó!

Isso aí, se quer trabalhar com confeitaria ter qualidade é uma OBRIGAÇÃO.  Por isso o produto que você for usar para confeitar qualquer coisa precisa ser o melhor. Invista em um bom chocolate, manteiga, farinha, enfim não tenha dó de comprar materiais de qualidade, por que fazem uma diferença total no resultado final.

# Dica 7 – Não vá gastando TUDO

Com a crise e as dívidas é quase impossível não ter gastos pessoais, e você deve sim cobrir os seus gastos pessoais, afinal de contas é para isso que o dinheiro seve, correto?

Não, pelo menos não tudo. O seu lucro deve servir para continuar investindo no seu negócio, essa tem que ser sua PRIORIDADE. É aí que  percebe-se a diferença entre quem é empreendedor e quem não é.

Resultado de imagem para calculadora e lapis

 

Eu sei que é difícil, e que a gente se aperta no começo e lucro começa aparecer mesmo depois de 1 a dois anos, mas reinvestir vai ser a chave pra fazer sua confeitaria crescer.

#Dica 8 – Busque motivação

Deixe de lado aquela gentinha besta que só serve pra te desanimar ou reclamar da vida, procure estar do lado de gente que te apoia. Pra quem não tem o apoio da família isso pode ser triste, eu mesma já passei por isso e posso dizer que foi muito desanimador.

Uma coisa que me ajuda muito a manter os sonhos vivos, aprender coisas novas e compartilhar experiências é participar de grupos de confeitaria no facebook, você vai descobrir que os obstáculos são os mesmos e que é possível sim ter sucesso confeitando. Você ode aprender novas técnicas e até fazer amizades 😉

#Dica 9 – Invista em cursos

Fazer bolos, bombons, cookies, cupcakes ou o que quer que seja exige muita técnica e conhecimento, investir em aprendizado é muito importante já que as tendências vão mudando sempre e você pode agregar  novos itens de na sua confeitaria e vender mais.

Não sabe qual curso fazer? Fica tranquila, aqui no blog você tem os melhores cursos.

#Dica 10 – Use as redes sociais

Se você tem uma confeitaria em casa deve usar redes como o Instagram, Whatsapp e Facebook para ser a vitrine do seu negócio, em que você pode divulgar o seu trabalho e atender mais pessoas, exibindo vídeos fotos e anúncios.

 

O que acharam das dicas?