TÉCNICAS DE CONFEITARIA, TENDENCIAS

Como fazer um Naked Cake IM-PE-CÁ-VEL?

Sinceramente este é o tipo de bolo que eu mais gosto de comer sabia? Adoro comer bolo sem muita cobertura, sentir o sabor das frutas e aquela massa fofinha…

Mas enfim, hoje não vou ficar falando do quanto eu gosto de naked cake e sim ajudar você a fazer o nake cake IMPECÁVEL! E isso vale pra qualquer sabor😍

Resultado de imagem para naked cake inspiração

 

Naked Cake – O que é?

Naked cake traduzindo ao pé da letra significa bolo pelado, as vezes costumo chamar de bolo sem filtro hahahah

Resultado de imagem para naked cake inspiração

Brincadeiras a parte, o estilo de confeitaria Naked Cake surgiu em 2014 e desde então está super em alta.

Características: Nada de pasta americana, chantilly, chantininho ou qualquer tipo de cobertura robusta. A massa e o recheio ficam sempre à mostra e as frutas e flores são as rainhas do bolo.

 

Parece bem fácil até porque a parte que mais dá nervoso é confeitar a cobertura né?

Realmente é mais fácil do que os outros bolos, mas é ficar atento em alguns detalhes, separei algumas dicas especiais, principalmente pra quem é confeiteira iniciante. Bora pras dicas?

 

#Antes é preciso ficar de olho em alguns aspectos, como:

  • O tamanho e expessura do bolo;
  • A massa;
  • Consistência do recheio

 

Agora sim podemos ir as dicas:

 

Muito cuidado ao untar as formas

 

Lembra que falei que Naked Cake é um bolo sem filtro? Por isso é muito importante ter cuidado ao untar a forma e depois de tirar o bolo da forma tire o excesso de farinha. Para fazer qualquer tipo de naked cake lembre-se que as quinas e laterais do bolo são molduras para sua arte.

 

Para ajudar a ter uma quina perfeita e sem excesso de farinha:

  • Tenha sempre em sua confeitaria um desmoldante, que nada mais é que óleo de canola em spray, o desmolde fica IM-PE-CÁ-VEL e sem precisar gastar de margarina, farinha e a bagunça toda…Você vai gastar bem menos tempo e o acabamento fica perfeito! Indicado pra se você é confeiteira e tem muitas encomendas, dá pra comprar pela internet 😉
  • Se for Naked Cake de Chocolate, misture um pouco de chocolate em pó a farinha antes de untar.

 

Adora molhar um bolinho? Cuidado!

 

Eu também gosto de deixar um bolo molhadinho, mas pra fazer naked cake é preciso ter muito cuidado se decidir umedecer o bolo, tome muito cuidado para não ficar mole demais  ou virar uma “pasta”,daí o bolo perde toda sustentação e vai se desmanchar todo.

 

 

Escolha uma massa que não fique esfarelando e quebrando. Use receitas que o bolo fique mais firme e macio, como pão de ló e bolo amanteigado.

 

Fique tranquila, o próximo artigo vai ter todas as receitas para massas.

 

Nada de recheio mole – Porque não?

 

O motivo é 100% por finalização, ou seja como o bolo fica depois de pronto, quanto mais firme o recheio melhor, assim não vai ficar vazando pelos cantos, o que fica bonito é ter simetria. Caso contrário obolo vai ficar assim:

Resultado de imagem para naked cake deu errado

O outro motivo é que dificilmente você vai fazer o bolo e já comer na hora, se fizer uma encomenda para um aniversário ou casamento, o bolo vai ficar exposto por horas, por isso tenha muita cautela com recheios que envolvam frutas (podem soltar uma águinha na massa), chantilly, creme de leite também não são ideais.

 

No próximo artigo tem opções de recheios bem bacanas é só dar uma olhadinha.

 

Cuidados para a Montar seu Naked Cake

 

#Nível

 

Como Naked Cake tem uma estrutura simples, o que deixa o bolo com um look incrível é a simetria.

Isso significa que você precisa nivelar o bolo seja com um nivelador, faca serrilhada ou um simples barbante. A dica é medir o bolo com uma régua para que cada camada tenha o mesmo tamanho e fique certinho.

 

Mediu agora é só começar a cortar e todo cuidado é pouco!

 

Essa parte é um sufoco!

 

#Dica pra quem tá começando agora

 

E se você não tem muito jeito pra coisa ou começou agora aqui vai uma dica:

Escolha uma faca para cortar o bolo, daí encoste o cotovelo no quadril e forme um ângulo de 90º com o cotovelo, colocando sempre a faca na altura do bolo que você vai cortar. Com a palma da outra mão aberta em cima do bolo, deixe a faca bem reta e vá girando o bolo bem devagarzinho até completar a volta e marcar o bolo todo. Marcar antes vai facilitar bastante pra cortar o bolo depois.

 

Bordas Escuras

 

Se você achou que a borda tá muito escura ou deu uma leve “queimadinha”, dá pra raspar bem de leve com uma faca de serra.

 

Recheio

 

O mais difícil já foi! Agora você vai precisar seguir esses passos:

 

  • O recheio do naked cake precisa ser proporcional portanto meça a quantidade para cada camada, você pode medir utilizando uma xícara ou um copo;

 

  • Use um saco de confeiteiro e comece a rechear de fora pra dentro, ou seja, começe recheando as bordas e depois vá completando até rechear tudo.

 

  • Recheou tudo? Agora deixe cada andar na geladeira por meia hora para o bolo ficar mais firme.

 

Montagem final

 

Após a montagem de cada camada:

Para completar a montagem você vai precisar de algo para sustentar a estrutura do bolo, dá pra usar palitos de churrasco ou de algodão doce, sempre no centro do bolo. Afunde o palito até o fim do bolo e meça. Daí corte os palitos de acordo com a altura do bolo e vá encaixando sempre no centro, já adianto que vai usar entre 6 a 8 palitos.

Use sempre uma base para ficar bem estruturado, pode ser de isopor (se bolo tiver uma altura de no máximo 15 cm, ou pratos de papelão para bolos mais altos que 15 cm.

 

Decoração final

Resultado de imagem para naked cake

Se possível decore o bolo onde ele vai ficar exposto pra deixar o transporte mais fácil e não correr o risco de cair frutas pelo caminho, use flores comestíveis e frutas vermelhas.

 

Faltando inspiração? Dá uma olhada no nosso Instagram 😊