VENDAS

Como Perder o Medo e a Vergonha de Vender Doces?

Como perder o medo e a vergonha de vender doces?“Eu adoro cozinhar e fazer bolos mas detesto ter que sair pra vender”, “sou tão tímida que só de pensar em vender doces na rua eu passo mal”, “Porque algumas confeiteiras tem muito sucesso e eu não consigo vender?”

 

Se esses pensamentos estão passando ou já passaram pela sua cabeça é sinal que você tem medo e  vergonha de vender doces, e que você precisa mudar esse pensamento agora mesmo.

Imagem relacionada

Eu mesma passei por isso muitas vezes quando trabalhava com confeitaria e vendia doces na rua, eu era muito tímida e insegura e me dava um nó na garganta só de pensar em abordar um cliente.

 

Só assim você vai conseguir ter uma confeitaria de sucesso, para isso precisamos trabalhar em 3 aspectos: MOTIVAÇÃO, ABORDAGEM  e  ESTRATÉGIA.

Vou compartilhar algumas coisas que deram certo quando eu trabalhava com confeitaria e algumas técnicas de como perder o medo e a vergonha de vender doces.

 

Bora começar!

 

Motivação

 

Você não vai conseguir vender doces sem motivação, é natural bater o desânimo e até a frustração às vezes, quando a gente percebe que as coisas não estão saindo do jeito que a gente esperava. Toda vez que bater essa bad e você ficar assim, pare pra pensar:

 

O que me motivou a fazer doces para vender? O desemprego? Ter mais tempo pra mim e pro meus filhos? O sonho de ter meu negócio próprio? Ajudar em casa e ter mais independência financeira?

como perder o medo e a vergonha de vender doces
como perder o medo e a vergonha de vender doces

Seja qual for seu motivo para vender doces, agora me responda:

O que maior sua timidez ou sua vontade de vencer? Sua timidez ou os seus sonhos?

 

Essa é sua motivação, e lembrar disso vai te ajudar a ter forças para vender todos os dias.

 

Pense também nos seus pontos fortes e no potencial que você tem, saiba que muitas confeitarias famosas no Brasil, começaram assim, com venda na rua e hoje são o que são. Você também é capaz de ser uma confeiteira famosa e de muito sucesso, basta acreditar em você.

 

Como perder o medo e a vergonha de vender doces?

 

Quando eu vendia na rua eu percebia que o medo vinha de quem vende e quem compra.

 

Eu tinha medo de ser chata e inconveniente e levar um monte de não na cara e o cliente tinha medo se os doces que eu vendia tinham qualidade e eram confiáveis.

 

Talvez você também já percebeu isso e por isso vou dar algumas dicas:

 

Você não é inconveniente

 

Ao contrário do que muita gente pensa, vender doces na rua não é chato, nem inconveniente, você é a solução, afinal quanta gente procura um docinho pra comer depois do almoço e não pode sair da loja que trabalha, doces são sempre bem vindos em qualquer lugar, feiras, eventos, lojas, empresas, e você está aqui para trazer doces pra toda essa gente.

 

O não, não é pra você

 

Não leve as coisas para o pessoal, as vezes a pessoa disse não simplesmente porque:

  • Estava sem tempo;
  • Estava sem dinheiro;
  • Estava de dieta ou doente.

Não é porque a pessoa disse não uma vez que ela nunca querer comprar com você, muitas vezes elas compram da segunda vez.

 

Cuidado com Falsidade e Carinho

 

Não confunda simpatia com excesso de intimidade e de carinho, você mal conhece a pessoa e fica chamando ela de “querida”, “meu bem” , ‘amor”, algumas pessoas podem achar que você é folgada ou falsa.

 

A abordagem ideal é aquela que você sorri, abre sua caixa de doces pra pessoa ver a qualidade dos seus docinhos, o cheiro, uma conversa amigável abre portas.

Não tenha pressa, converse com seu cliente, tenha bom humor e um sorriso no rosto, evite ficar insistindo.

 

Apresentação

Sua roupa e as embalagens dos seus doces podem vender ou afastar seus clientes de você, por isso evite roupas muito curtas e decotadas, cabelo despenteado, suor e mau cheiro, use touca, e boa higiene, isso traz mais credibilidade ao seu trabalho.

 

Já os seus doces precisam estam fresquinhos, numa caixa bonita, com cartões de visita ou etiqueta com seus contatos.

Assim seus clientes vão sentir mais segurança em comprar seus produtos.

 

Estratégias

 

Porque algumas confeiteiras tem sucesso e vendem mais de R$ 8 mil por mês e outras não?

Muitas vezes você tem medo e vergonha de vender doces não é por falta de motivação e nem timidez, mas sim por falta de ESTRATÉGIA.

 

Pra ter bons resultados você precisa colocar várias estratégias de venda em prática e saber como e qual é o momento certo de utilizá-las, só assim vai conseguir ter mais encomendas, mais clientes e mais vendas. Uma das formas de como perder o medo e a vergonha de vender doces é adotar uma estratégia de divulgação para se tornar conhecido sem precisar vender porta a porta.

 

Existem várias formas de vender doces e não precisa ser necessariamente na rua, veja as principais formas de vender doces:

  • Degustação;
  • Participação em eventos;
  • Fazer parcerias com cantinas, bares, lanchonetes e restaurantes;
  • Vender Doces pela Internet;
  • Vender Doces no Elo7;
  • Sob encomendas;
  • Venda na rua em geral.

 

Qual é a estratégia que mais funciona?

 

Tudo depende do momento e do seu objetivo e por isso eu resolvi criar uma série de vídeos onde eu vou ensinar como perder o medo e a vergonha de vender doces de uma vez por todas com as estratégias que eu vou ensinar.

Conhecimento é a melhor forma de vencer esta barreira, faça um curso que ensine a confeitar e a vender aquilo que você faz

Entre elas:

  • Como fazer degustação de doces?
  • Como criar uma logomarca para a sua confeitaria?
  • Como vender doces na internet?
  • Quais são as melhores maneiras de divulgar a sua confeitaria?
  • Quais são os melhores lugares para vender na rua?
  • Como criar promoções para a seu negócio?

 

Basta se inscrever no meu canal do Youtube pra não perder os vídeos que serão postados todos os dias! Fique ligada no blog eu sempre posto TUDO SOBRE CONFEITARIA 😉

 

Aproveita e assiste meu último vídeo que abre esta série… não esqueça de se inscrever no canal pra não ficar de fora!

 

Que tipos você faz pra vender? Como você vende seus doces?

Deixe aqui nos comentários! Quero conhecer seu trabalho mais de pertinho!

 

Beijos!

 

2 thoughts on “Como Perder o Medo e a Vergonha de Vender Doces?

Comments are closed.