RECEITAS, TÉCNICAS DE CONFEITARIA

Como fazer ganache de chocolate? 3 Truques Simples

Como fazer ganache de chocolate? A resposta é simples: depende!

Ganache uma uma misturinha simples de chocolate e creme de leite e quem trabalha com confeitaria sabe que serve PRA TUDO:

  • Como recheio;
  • Como cobertura;
  • Como cola;
  • Como pré – cobertura com pasta americana

Muitas confeiteiras iniciantes têm dificuldade para acertar o ponto  e a consistência  do ganache, por isso decidi fazer esse artigo para ensinar como fazer ganache de chocolate.

Ganache é a mistura de chocolate com creme de leite, mas não vá pensando que é simples porque existe um segredinho muito importante, para alcançar a consistência desejada.

Como fazer ganache de chocolate? SEGREDO

 

Depende! Tudo vai depender do ponto e consistência desejada, mas calma vamos por parte, hoje eu vou ensinar como fazer ganache e suas 3 consistências, e o truque de cada uma.

#Regra básica: Use chocolate de VERDADE, a qualidade do chocolate é fundamental para fazer um bom ganache e atingir qualquer consistência!

Mais que um chocolate nobre, você precisa entender qual é o tipo ideal de chocolate, então NUNCA use coberturas fracionadas, use CHOCOLATE mesmo, independente do sabor, como ao leite, branco, meio amargo e por aí vai….

Marcas que eu recomendo: Melken da Harold

Norcau

Para cada tipo de chocolate há uma proporção de creme de leite. Quanto mais gordura conter no chocolate, menos creme. Este é o segredo básico de como fazer ganache de chocolate de qualquer consistência.

 

Vamos começar?

 

Ganache Mole

Este é ideal para coberturas mais simples, 

Para cada 500 gramas de chocolate você vai precisar de 200 ml de creme de leite, daí coloque a mistura numa tigela e leve ao microondas por 30 segundos, mexa bem e coloque uma no microondas por mais 30 segundos, até que fique uma mistura lisa e brilhante, assim:

Resultado de imagem para ganache

Ganache para Ponto para Bico

 

Este na minha opinião é o tipo de ganache mais difícil de fazer porque te

COMO FAZER GANACHE DE CHOCOLATE

m que ter PACIENCIA, MUITA PACIENCIA!

  1. Para fazer ganache com ponto para bico, para cada 500 gramas de chocolate você vai precisar de 200 ml de creme de leite.
  2. Derreta SÓ O CHOCOLATE (sempre no Microondas), é mais fácil de controlar: entre 1 minuto a 1 minuto e meio, pode ser que fique uns pelotinhos mas é só mexer, que eles vão derretendo.
  3. Acrescente o creme de leite e mexa bastante, no começo vai ficar feio mas depois vai ficar com um aspecto liso e brilhante
  4. Agora proteja a mistura com um plastio filme e espere, espere cerca de 4 horas e vai perceber que o ganahe vai ficar muito mais firme, depois disso bata na batedeira em velocidade média uns 5 minutos, ele vai fiar mais claro daí é esperar mais uma hora e pronto!

 

Como fazer Ganache para Coberturas e Recheios

 

Não tem muito segredo, basta esperar pois depois de 12 horas o ganache ganha mais consistência e firmeza. Durante o tempo de espera nunca esqueça de colocar um plastico filme para proteger seu ganache.

Como eu disse tempo é o segredo para fazer ganache de chocolate perfeito😊

Quer aprender todos os segredos do chocolate? Saiba como >>> AQUI