RECEITAS, TÉCNICAS DE CONFEITARIA, TENDENCIAS

Pão Caseiro – 7 Erros Que Você Deve Evitar

Quem não gosta de pão caseiro? Não é a toa que “como fazer pão caseiro” é uma das frases  mais procuradas no Google.

 

Além de ser uma delícia, fazer pão caseiro pode ser uma terapia, eu acho lindo ver a massa crescendo, ganhando forma e aroma…fazer pão é uma ótima forma de economizar e alimentar a família e o hobby pode até se transformar em um negócio, pães para vender é uma ótima fonte de renda extra.

 

Se você quer aprender como fazer pão caseiro, precisa saber de alguns segredos que vou compartilhar neste artigo com vocês.

 

Porque meu pão caseiro não dá certo?

 

Porque você ainda não conhece os truques mais usados por padeiros e confeiteiros, muito menos a importância de cada um. E já posso adiantar que se o seu pão caseiro não dá certo é por falta de paciência ou na escolha dos ingredientes.

 

Então resolvi falar quais são os 7 erros mais comuns que você deve evitar na hora de fazer pão caseiro e porque… Vamos começar?

 

1# Não saber qual fermento usar

 

Essa talvez seja a maior dúvida de principiante afinal existe o fermento biológico e químico de diversas marcas e em cada receita um diz uma coisa, uns favor e outros contra…Então qual o fermento ideal? Para massa de pão caseiro o fermento ideal é o fermento biológico, porque este fermento tem fungos vivos que atuam no processo de fermentação e fazem a massa crescer.

 

Ele pode ser em pó ou em tabletes. Eu particularmente prefiro o em pó, acho mais fácil de misturar na massa e a validade é bem maior comparada ao fermento fresco.

 

Fermento Natural: Na minha opinião, não dá pra aprender como fazer como fazer pão caseiro, sem aprender como fazer fermento natural, o pão fica muito mais gostoso e macio e bem mais saudável (vai te deixar bem menos inchada e sem gases) hahaha.

Inclusive isso é assunto para outro artigo, que eu vou postar em breve =)

 

2# Não usar Ingredientes na temperatura ambiente

 

Este é um erro comum, afinal boa parte fica na geladeira como ovos, leite, manteiga….Usar ingredientes muito frios ou muito quentes afetam totalmente no resultado final da massa de pão caseiro, então não se esqueça de deixar os ingredientes na temperatura ambiente.

A temperatura é um dos fatores mais importantes para fazer a massa ficar fofinha e crescer.

 

3# Fazer a Olho

 

Ao contrário do que se pensa fazer pão caseiro não é só misturar tudo e assar, por isso se você quer aprender como fazer pão caseiro gostoso de verdade, precisa acrescentar os ingredientes na ordem correta, de acordo com a receita de pão caseiro.

 

Outro grande erro é colocar mais fermento para fazer a massa crescer, isso só vai deixar a massa pior e ainda não vai fazer o seu pão crescer.

Imagem relacionada

4# Não Sovar a Massa

 

Se você não tem paciência talvez fazer pão não seja uma boa ideia. É  preciso ter paciência e técnica para sovar a massa. Esse processo é muito importante para misturar bem massa e deixá-la mais macia e saborosa, por isso sove com carinho e tempo para sua massa ficar fofinha e gostosa.

 

5#  Usar qualquer Ingrediente

 

Mais uma vez qualidade é tudo, por isso fique atento e sempre escolha as melhores marcas de farinha e de fermento, e não esqueça de peneirar bem a farinha, parece bobagem mais isso deixa a massa de pão caseiro ainda melhor.

Dica: As farinhas de pizza são ótimas para  fazer pão caseiro e roscas.

 

#6 Forno

 

E aqui tem 3 erros que a galera comete sem parar:

  • Não pré aquecer o forno: pode atrapalhar no crescimento e na textura da massa;
  • Usar uma temperatura muito alta e deixar o pão cru por dentro e torrado por fora;
  • “Deixe o pão assando até dourar” – Nem sempre dourar é um sinal que a massa já está pronta, é melhor usar o parâmetro de tempo.

Cada tipo de pão tem uma características, uns são mais crocantes, outros mais macios, uns são recheados outros levam ingredientes inusitados… por isso quando você estiver fazendo qualquer receita de pão sempre fique atento a temperatura e a quanto tempo para assar o seu pão caseiro.

 

#7 Usar uma receita só

 

Este é o maior erro que alguns cursos de pães oferecem: A maioria ensina uma massa pra fazer tudo, não que isso seja ruim, mas isso generaliza muito o conceito de panificação e acabam se esquecendo de ingredientes nobres, técnicas mais avançadas e até a rotina de quem vive com panificação.

 pao caseiro

É claro que existem receitas coringas que dá pra variar e com a mesma massa fazer receitas doces e salgadas, mas o que eu quero deixar claro é que é muito importante buscar conhecimento, conhecimento é poder e quando você aprende tudo fica mais fácil e vai conseguir fazer massas incríveis.

Como Fazer Pão Caseiro  – Curso Pão Caseiro Fermentação Natural

 

O Curso Pão Caseiro Fermentação Natural ensina a fazer pães incríveis com ingredientes simples, você vai aprender tudo sobre fermentação e várias técnicas avançadas de panificação para fazer pão artesanal em casa.

 

Criado pelo Adriano Ribeiro do blog Amo Pão Caseiro, este curso se divide em duas partes:

 

1 – Como fazer pão caseiro com uma estrutura básica: Ingredientes, formas e outros utensílios necessários para colocar a mão na massa. Na primeira parte você também vai aprender todas as etapas para fazer um bom pão caseiro, e já no primeiro módulo já tem receita!

 

2- Aí na segunda etapa, as técnicas ficam um pouco mais avançadas e você vai aprender:

 

  • Fermentação: como criar um fermento natural do zero e utilizar em suas receitas, conservar e muito mais;
  • Técnicas para Sovar a Massa;
  • Como Modelar seu Pão Caseiro;
  • Temperatura ideal para assar seus pães
  • Conservação
  • Como trabalhar com diversas farinhas;
  • Criar massas mais elaboradas.

 

Já tem turmas abertas para setembro e o curso acontece em tempo real, isso significa que você vai ter todo o suporte para aprender como fazer pão caseiro com fermentação natural e se tornar um expert em pouco tempo!

 

Pra quem quiser saber mais, basta clicar no link abaixo para se inscrever e receber dicas semanais de panificação de graça:

 

Já neste link você vai saber mais detalhes sobre o curso, mas corre já porque as inscrições são limitadas!!!

Como fazer pão caseiro com fermentação natural

Quem tiver dúvidas sobre o assunto ou sobre o curso, deixe nos comentários pra eu te ajudar =)